nota mental: Antes de começar a aula, o prof combinou um trote para quem chegasse atrasado: teriam que ficar no meio da roda, enquanto nós, alunos que chegamos no horário, estaríamos sérios e em silêncio observando-os. Assim, eles passariam um ‘pseudo-constrangimento’ para não mais chegar atrasado.. SOMOS MAUS.. mUAHAHAHA
respiração grupal 7x
massagens em duplas
então, na posição-base-do-ator e com os olhos fechados, movimenta o quadril para soltar a articulação dele. pode ser em movimentos circulares, pra frente e pra trás, em 8, em infinito (oito deitado), etc…
depois, abre os olhos e com o quadril encaixado, movimenta a cabeça em circulos em sentido horário, depois em anti-horário.
Terminado, veio uma respiração simples: inspira, levanta os braços até emcima da cabeça e expira devagar e desce os braços na frente do corpo, o mais devagar possivel. 3x
Depois veio a respiração de pegar as laranjas: pega seis laranjas sobre a cabeça, inspirando cada vez que as mãos estiverem no alto, e na quinta e sexta laranja as mãos ficam no ar e então descem com a expiração beeeem devagar. (exercício ja antes feito, rever aulas anteriores)
veio então o SiFuChiPa com o diafragma contraído-relaxado-contraído-relaxado e depois o SiFuChiPa dando leves soquinhos com o diafragma para frente (levando o umbigo para frente em cada sílaba).
Depois disso, veio o exercício do braço helicóptero (nome novo pra exercício já feito antes… não lembro se o descrevi, por isto o farei agora: começa com ambos braços para cima. Então se o direito cair para a frente, o esquerdo cairá para trás e ambos darão uma volta inteira ao lado do corpo até voltar à posição inicial, emcima da cabeça. Os braços parecerão duas hélices de helicóptero girando cada uma em um sentido. Pode-se inverter os sentidos. Mantendo sempre a cabeça para frente, só virando o tronco e dobrando os joelhos (quando dos braços passando próximo a eles) para alavancar o giro da hélice. É um exercício que fortalece, alem do braço, a articulação dos ombros também.
então em duplas, ficando um de frente para o outro, sérios, só nos encarando pelo olhar. Cada vez nos aproximávamos mais e mais.
Então fizemos as caretas exageradas, articulamos as vogais A-I-U sem verbalizar, fizemos 25 bolinhas com a lingua em cada bochecha, passamos a lingua pela gengiva 10x em cada sentido (horario e anti-horario) e depois fizemos a técnica do leão: inspirar levando as mãos para cima e descê-las exagerando uma careta para fora do rosto, e devagar, voltando o rosto à feição normal. 2x.
Então uma grande roda se formou, e jogamos o Miêéaóôui para longe, usando a mão como propulsora, e potencializando a voz. 1x com cada mão.
Depois fizemos o jogo da memória para melhorar o som do ‘R-puxado’ que é sotaque daqui de onde moro. Então o fizemos com palavras alheias, como carta, marca, bigorna, barba, porta, torta, amor, barbaridade, etc.. tudo prestando atenção no R-puxado e arrumando-o para um R de sotaque paulista.
Então fomos para um jeito de treinar a articulação com as falas do texto: colocando o dedo na horizontal no meio da boca e tentando se fazer entender com a voz bem articulada e em bom som. (repetindo partes decoradas do texto).
Antes de finalizar, tivemos um exercício extra em mudança de voz para personalizar a voz de algum personagem. testamos a voz anasalada, uma voz totalmente bocal (tampando o nariz e verbalizando somente pela boca, onde os sons de M e N são horríveis de se fazer, mas ficam engraçados) e uma voz mais grave ‘peitoral’ (pois vibra a caixa torácica – típica voz de galã de novela). E assim brincamos com estas vozes e com o texto decorado para talvez tentarmos achar uma voz para nossos persoangens.
E fim de aula ^^
Antes, respiração grupal 7x.
E fim.
=> Prox Post: Quinta, 8h
desculpas: bom, existem 2 aulas as quais eu ainda não escrevi e que vinham antes desta de hoje: expressão corporal e de ensaio. Contudo, tanto expressão corporal e ensaio estão sendo aulas bem repetidas, sem nenhum novo exercício. Portanto, as aulas que virei a postar deste mesmo assunto representaram as aulas passadas também (e com isto, me livro de escrever 2 aulas que já completamente esqueci =P .. kkkkk… fazer oque? Memória fraca =P )
Nenhum comentário:
Postar um comentário