Bem vindos de volta à rotina de ensaios e exercícios… ebaaa!!! rs rs. Bom, é o seguinte, antes de começar a descrever a aula, só um avisinho: postarei um pequeno relato das aulas que perdi da semana passada pelo que ouvi dos meus colegas de aula e, como nerd que sou, consegui entender alguma das coisas que foram passado para eles na terça e quinta. Bem, é isso! =D
A aula começou hoje com todos em circulos: na posição-básica-do-ator (buscar em posts anteriores se não sabe qual é a tal posição ainda =P ) Então, fecham-se os olhos de todo mundo e fiquemos a ouvir os sons ao nosso redor. Uma maneira de começar a se concentrar, mantendo a atenção na respiração diafragmática e nos sons que conseguir ouvir. Sons próximos, distantes, que som que é, se você reconhece o som ou não; daí, pra conferir se estão mesmo prestando atenção nos sons, quando o prof tocar em alguém (todos estão de olhos fechados), este alguém falará em voz alta que som está ouvindo. E assim falaram alguns sons.
Depois, AINDA de olhos fechados, pra ter uma nova percepção de noção de espaço, às palmas do prof, todos irão começar a caminhar até encontrar um alguém com quem formará uma dupla. E assim, PALMAS, e todos começam a andar. E acham suas duplas. O prof ajuda os ‘ceguinhos’ (ainda todos de olhos fechados) a se distribuirem pelo ambiente de ensaio/pelo espaço e então começa alguns exercícios de relaxamento-concentração-respiração. Com os olhos fechados e sem falar, as duplas devem se reconhecer. Reconhecidos, então cada um da dupla fará uma massagem nas costas do companheiro, para relaxar os músculos. Feito em ambos, então ficam de costas um para o outro, (olhos fechados sempre) [ficar de costas significa realmente as costas de ambos se tocarem] e fazemos o exercício da respiração fracionada (aquele de: inspira 3 tempos, segura 5, expira 8, segura 5 e repete). Depois, ambos de cada dupla, movimentam os quadris, a fim de alonga-los. (éé, isso mesmo, ambos rebolando juntos!!!) De um lado e depois do outro. =D, depois alongar a cabeça (ambos lados, depois pra frente) e então volta para a respiração fracionada com a expiração com som de uma letra (aquele de: inspira 1 tempo, segura 5, expira em “S” diafragmático em 10 tempos, segura em 5 e torna a repetir, soltando daí cada ciclo com outras letras: s, f, v, j, z, x, r ) [não precisa ser em soquinhos a expiração, mas somente um longo “shhhhhhhhhhhhhh” até o som acabar ou a contagem cessar]
Então enfim, viram-se ambos de frente e dão um abraço e, com a mão na frente, abre os olhos e aos poucos vá tirando as mãos até a visão acostumar com a luz ambiente.
Acostumada a visão, todos começam a andar pelo espaço (lembrando das dikas de caminhada preenchendo o espaço – se não lembrar, rever posts anteriores). Então andando, anda-se com os calcanhares, para massageá-los, depois com o lado externo dos pés, o lado interno, depois só com o tarso sem os dedos (lembrando que a caminhada normal se realiza com o pé chegando ao chão primeiro pelos calcanhares, então tarso e enfim os dedos, também chamados de metatarso [nota mental: posso estar confundindo tarso com metatarso e o lugar de ambos no pé. Mas se estiver eu errado, a ordem será calcanhar-metatarso-tarso; mas eu acho que o tarso vem antes mesmo!] Depois caminhando com o tarso e os dedos no chão, abrindo os dedos no chão como se estivessem pisando na lama, enfiando terra nos dedos. Então volta a caminhar normalmente. Quando então bater palmas, ficam em duplas novamente com a primeira pessoa que estiver na sua frente: PALMA.
Em duplas, agora um de frente para o outro com os olhos abertos, façam as caretas exageradas. Feita as caretas pra todos os lados e chupado o limão (posts anteriores), passam a lingua pelas gengivas 10x para cada lado. Depois, engole saliva e SEM EMITIR SOM, falam as vogais A, I, U de forma exagerada e lembrando da abertura da boca ( para A, abertura vertical, para I, horizontal e para U, um biquinho pra frente [explicado melhor nas primeiras aulas]) . Depois disso, faz o um beijinho-um estralo de língua. (treinar cordenação motora facial rs rs rs ) depois, um beijinho- um estralo de lingua – uma piscada de olho.. (é o fim isso.. pior que trava-lingua pra mim! rs rs rs).
Depois veio o Si-FU-CHI-PA. Acho que não expliquei este, mas seguinte, sem erros: SiFuChiPa são sílabas que serão FALADAS (pode usar voz siiimm) contudo, cada sílaba entoará um movimento da respiração diafragmática, ou seja, quando começar com o SI, enche o diafragma de ar ao falar, quando falar o FU acontecerá a expiração diafragmatica, deixando a “barriga” sem ar. Ao falar o CHI, o diafragma se encherá de ar novamente, "enchendo a barriga de ar”, e o PA logicamente murchará a “barriga”, soltando o ar do diafragma. E isso num ciclo de SiFuCHiPa SiFuChiPa SiFuChiPa entoado devagar, rápido, médio, etc… Resumão SiFuChiPa: (usar respiração diafragmática) Si(inspira) Fu (expira) Chi(inspira) Pa(expira), tudo isso fazendo o abdomen trabalhar… (sim, realmente parece que você está fazendo um abdominal só com a respiração).
Depois do SiFuChiPa, as duplas viraram de costas e então resoaram em BOCA-QUE-USA (post anteriores) uma nota qualquer. Depois, novamente, resoaram uma mesma nota qualquer mas com a diferença de que um “mi” se introduziria no meio da resoação(?) [tá, vou explicar com exemplo: usando o Boca-que-Usa faz-se o som “hhhhmmmmmmmm…” até o folego acabar. Agora com o “mi” ficará: “hmmmm-mi-hmmmm-mi-hmmmm-mi-hmmmm-mi” e assim vai, como num ritmo.] E depois do “mi” vai para “bu” [dika: ao falar o “mi” não precisa exagerar na articulação]
Então, volta-se a caminhar depois disso. E então formam grupos para o exercício vocal:
Hoje foi fazer uma radio-novela, mas em cima da história do trava-língua do mameluco (UM MAMELUCO MELANCOLICO MEDITAVA E A MEGERA MEGALOCÉFALA MACABRA E MAQUIAVÉLICA MASTIGAVA MOSTARDA NA MALOCA MIASMÁTICA), contudo, na radio-novela, terá uma vinheta de início e fundos musicais que uma pessoa do grupo fará. Terá um outra pessoa que será o narrador. E uma outra pessoa fará as onomatopéias (tipo, abrir porta, passsos, tocar campainha). E para quem fará os persoangens, caracterizar a voz para o personagem, ou seja, tentar não usar a sua mesma voz, mas modificá-la. A apresentação da radio-novela é no estilo do exercício da paisagem sonora: todos os outros grupos sentados no meio do ambiente de ensaio, de olhos fechados e em silencio, e o grupo que apresentará fica ao redor e usa somente a voz e sons para fazer o exercício.
E fim da aula.. =P
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