Mentchiraaa…. o advanced é só pro título ficar chic!!! rs … Bem, a aula começou com o alongamento de sempre – vou descrever um exercício de alongamento que é interessante eu me lembrar: aquecendo a coluna em tempos: em oito tempos, vai descendo a cabeça, tronco e braços, bumbum, pernas, até fica agachadinho no chão; descansa na posição em oito tempos, depois desenrola a coluna subindo, em oito tempos, as pernas, bumbum, tronco e braços e por fim a cabeça. Depois, faz-se a mesma coisa, só que descendo e torcendo a coluna para a direita (mesma sequencia no enrolar da coluna), oito tempos pra descer, espera oito tempos no chão (mas agachado pra frente) e sobre em oito tempos (do mesmo modo que desceu). Depois faz para a esquerda, oito tempos descida, descanso e subida. Depois disso, repete tudo denovo só que em quatro tempos. Depois que fizer os três movimentos (frente, direita e esquerda) em quatro tempos, faz-se em três tempos. Depois em dois. Por fim em um tempo para descer, esperar e subir.
Bem, depois de alongar, caminhada. A caminhada, sossegada, naquelas dikas… nem vo lembrar mais. Caminhada e a cada PALMA, junta-se em dupla e faz um alongamento em dupla (quando a palma for batida, pegar a primeira pessoa e já propor o alongamento que for, não ficar pensando e demorando. é pa-pum). Depois de 30segundos mais ou menos, volta a todo mundo caminhar até q outra palma seja batida e outra dupla formada e outro alongamento ser feito.
Depois de fazer várias vezes o exercício anterior, a caminhada fica mais rapida, mais rapida, correndo, e vamos para o exercício da troca de bambu (jogar um para o outro) até 50 trocar. Se cair no chão, começa a contagem. E tudo isso num ritmo já acelerado, sem ficar demorando para passar o bambu.
Depois que chegou aos cinquenta trocas de bambu, o próximo exercício é caminhada e então, a prof dizia: “agora alonguem as articulações” e íamos alongar todas articulações. (Este “alongamento” é movimentar todas as articulações que se tem, explorando todos os planos baixo, medio e alto, e os espaços também. São movimentos contínuos que alongam os movimentos, não são repetições, nem permanencia em um único gesto. É como se estivesse dançando freneticamente, mas fazendo movimentos que mexam todas as articulações do corpo). Então a prof voltava a dizer: “caminhar agora” e voltavamos a caminhar, no ritmo mais intenso, e com sincronia de ritmo com o grupo todo. Dai novamente a prof “agora articulações”. E assim variava. Até que…
Até que veio o novo exercício: dentro do alongamento dos movimentos das articulações, a prof dizia uma palavra e os atores-alunos se movimentavam (criavam uma expressão corporal) para a palavra que foi dita. Mas as palavras ditas, eram sem lógicas de padrão, tipo: Bule, Fé, Luz, Marrom, Copa do Mundo, Relógio, Ferreiro, Porta, Futebol, Contabilidade, Galinha, Minhoca, Lago, Papel, Neon, Jaca, Bola, Vela, Ponte, Argentina, e por aí vai… sequencias de palavras que vier na cabeça, não precisando ter lógica. E a cada palavra dita, o aluno-ator tem que expressar com o corpo a tal palavra. Sem cortes, numa movimentação contínua de palavra por palavra. (uma variação foi os proprios alunos – alguns escolhidos pela prof – para falar as palavras aleatórias e os demais dentro do exercício, gestuando as palavras).
Depois disso, sentamos em roda e conversamos/dialogamos sobre os exercícios feitos.
As pontuções principais foram que o exercício da palavra é para fazer com que o aluno-ator tenha uma criatividade corporal. Também para estimular a expressividade e fazer o corpo sair do lógico e cliches do dia-a-dia. Sem contar que está explorando tanto o espaço como novos gestos.
Fim de aula =P
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