Eita, o título tá horrivel ainda! Mas bamos lá!
Começamos com o alongamento! Tá, hoje não foi ruim, sabe pq? Pq não usamos a parede!! (#piadainterna) enfim… o legal deste alongamento de hoje e que requer destaque, foi: a mescla do movimento do alongamento com a respiração (o inspirar e expirar). Tipo assim, vou tentar explicar: Quando você faz um movimento de alongamento, tipo o abaixar a coluna na perna e relar com as mãos nos pés. Esse movimento foi mesclado com a própria respiração da pessoa que fazia o alongamento, deixando o movimento de erguer a coluna até ficar ereta e então abaixar de volta não algo mecânico, mas fundia-se com a inspiração e expiração. COMO? Oras, na inspiração a coluna voltava à posição ereta, e na expiração a coluna abaixava e os braços seguiam em frente para alcançar os pés. E isso, cada pessoa fazendo ao seu ritmo de respiração.
E assim foi o alongamento com várias destas mesclas de movimentos e respiração. (obs: se vc já fez yoga, alguns dos movimentos são semelhantes!!!)
Ora pois, depois desse alongamento dinâmico, a gente deitou-se no chão de costas para cima e de olhos fechados. E então, como se a prof falasse uma meditação, a gnt foi ao poucos fazendo uma percepção corporal levando o foco de atenção para a parte do corpo que ela falava. Ah, e ela colocou uma musica de fundo (mas lembrando da sensibilidade [outra disciplina] não deixar que a musica seja soh de fundo musical, mas que participe e leve a você sentir a música envolvendo você e seus movimentos). [dik de música: q seja clássica ou ao mínimo instrumental]
“Comece levando a atenção para os pés, sinta os seus pés, cada pequena parte deles, ponha sua atenção nos seus pés. E aos poucos, vá movimentando os dedos dos pés. Mantenha sua atenção (olhos fechados!) somente nos dedos dos pés. E explore e perceba a movimentação que os dedos dos pés conseguem ter. E então, movimentem também os pés, sentindo a música e percebendo cada movimento que vocês fazem. Ponha a atenção nos pés e nos movimentos. Não sinta nada além dos pés e seus movimentos. Agora, aos poucos, o joelho e as pernas entram em cena. movimente-os e percebam como se movimentam. Como podem se movimentar e como podem dialogar com a música os movimentos. Ponha o quadril e a atenção sua também na movimentação que se pode fazer, percebendo a expressão corporal e explorando os movimentos do quadril e quais movimentos é possivel fazer com ele.
Agora acalme e volte a atenção para os dedos das mãos. Focalize e sinta os dedos de suas mãos. Perceba-os como podem se movimentar e como podem explorar novos movimentos. Agora a mão também entra no movimento. Explore novos movimentos com elas. E tenha a sua atenção exclusivamente para as mãos e dedos das mãos. Agora acrescente o cotovelo e os braços. E perceba-os como se movimentam, como podem se movimentar. Acrescente os ombros ao movimento e à atenção. E por fim, ponha a cabeça. E preste atenção, perceba-os, sinta-os, tenha uma sensibilidade da movimentação, atenção e a música que está acontecendo. E aos poucos, devagar, os movimentos vão cessando. Até que pára.”
E depois disso, o mesmo exercício foi repetido, mas agora sem as orientações da prof em nossos ouvidos. Só nós próprios e a música. (tudo bem que esqueci e este exercício foi feito 3x, uma sem musica com narração, outra com musica e com narração e a final com musica e sem narração) [execício mto gostoosoooo… d+ de interessante!]
Bom, depois dele, ficamos de pé e caminhamos para nao perder o costume. Mas logo paramos e fomos para o próximo exercício:
Parados, e de olhos fechados, e com uma música de Bach tocando (´música clássica sim!) [pode ser instrumental que funfa d+ tb] a prof pediu para que acompanhássemos a música com os movimentos corporais, fundindo a exploração de novos movimentos com a sensibilidade, com concentração sonora, com expressão corporal. Enfim. Ponha a música, feche os olhos e movimente-se de acordo com a música. E explore os planos altos, médio e baixos. (sempre com olhos fechados). Cuidado, claro, para não trombar ou pisar em alguem, (por isso a prof tava de olhos abertos e observando-nos e /dik: observar exercícios tb é algo interessante de se fazer). E com a musica nos entregamos nos movimentos. até tal ponto que então a prof falou que se caso encontrássemos com alguém, era para entrar em diálogo corporal com a outra pessoa [ou outras pessoas // podiam ser mais de uma e tb podia trocar de partner, já que de olhos fechados, vc n sab qm eh qm] E continuam todos a fundir a expressão corporal com a melodia e ritmo da musica. Até que enfim, a musica acaba (na aula foram 2 musica seguidas, sem intervalos, + de 10 min com cerveja! =D ) e os movimentos acabam.
Dai se juntamos em circulo todo mundo do grupo de ensaio. E conversamos sobre que sentimos, que foi interessante, que foi dificil, que exigiu mais, como nos sentimos, se foi dificil manter os olhos fechados, quem abriu, quem não abriu e demais perguntas sobre o exercício ministrado.
E fim da aula!! [e sem dores do alongamento, YES!.. rs rs rs
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