Respiração grupal. Massagens em duplas. Respiração fragmática (3-5-8-5) e (1-5-10-5).
Respiração diafragmatica soltando o ar nas vogais S, X, V, F, Z, R(sem verbalizar) e “Prrrrr”(quem conseguir).
Fazer o SiFuChiPa controlando o diafragma. A cada sílaba, o diafragma trabalha contraído e depois relaxado (para frente e para trás). Depois invertido, relaxado e contraído (para trás e para frente). para relaxar, pode fazer o inspira-relaxa-ombros, ou o inspira-relaxa-coluna.
Tem também a técnica de pegar laranjas no alto: (citado num post anterior, fiz um control C, control V na minha propria explicação anterior): Em linhas gerais é assim: inpira-e-levanta um braço acima da cabeça (como se fosse pegar uma bolinha imaginária), inspira-novamente-e-levanta o outro braço acima da cabeça também (como se fosse pegar uma bolinha imaginária que está pendida no ar) [enquanto um braço levanta, o outro desce] E repete 2x cada braço, levantando e descendo. Na terceira vez, inspira-e-levanta o braço e permanece com ele levantando enquanto inpira-e-levanta o outro braço. Estando os dois braços esticados acima, então expira-devagar-e-desce-os-braços bem devagar pela sua fronte (fazendo as palmas das mãos passar na frente da sua boca e sentir um frio sopro de expiração).
Em duplas, encarar-se com os olhos (olho-no-olho) e aproximar-se, aproximar-se, com os olhos, aproximar-se. Até que ao prof bater palmas, todos irão gargalhar, morrer de rir, mas sem sonorizar a risada. Nenhum sopro vindo da garganta pode sair, enquanto gargalham. E lá vai: PALMAS, e então todo mundo gargalhando feito um bando de louco. Gargalhando sem voz alguma. Outra palma e então volta a ficar sério, olhando nos olhos do colega da dupla. e PALMA. E repete este exercício umas 2x.
Ainda de frente um para o outro, fazer caretas, a tecnica do leão, passar lingua pela gengiva e depois bochecha, fazer o barulho de caminhão “brrrrrrr” e então junta todos os alunos-atores em um circulo para então começar os exercícios de afinação.
Começou por usando o exercício de BOCA-QUE-USA com afinação, depois passou para uma musica meio latim-guaraní que vai saber como é a letra (aprendi a falar, mas escrever é fd) e tudo isso com a tecnica de afinação de escutar a tonalidade da voz do prof e tentar reproduzir fielmente a mesma tonalidade com nossas vozes. Dai teve também uma tecnica de canto de duas vozes, ou pelo menos tentamos começar a introduzir este conceito de duas vozes. Mas nada tão profissa ainda, só exercícios e tentativas. ^^
e para terminar a aula, uma respiração grupal novamente.
XOXO
=>Prox Post: Quinta,8h
Nenhum comentário:
Postar um comentário