Respiração em grupo. Depois massagens (em duplas). Depois senta no chão e auto-massagem no pé (ativar circulação, nos pés tem terminações nervosas do corpo inteiro, blablabla, google it depois pra saber mais.)
Espalhados pela sala, parados, então respira erguendo os braços e expira descendo-os. Repete esta sequencia de inspira-expira-com-os-braços e a cada expiração, um som é verbalizado. As consoantes: S, Z, X, F, V, J, R. Depois de feito isso, respira-e-relaxa-ombros, gira a cabeça, respira-e-relaxa-coluna, então volta e faz a respiração fracionada (3-5-8-5) e a variação (1-5-10-5).
Então caminhando pelo ambiente de ensaio, faz caretas e amassa pão (com as mãos). Depois articula as vogais A-I-U sem verbalizar. Depois manda beijinhos de biquinho, e depois o beijo de velha. Então faz um circulo com todos os alunos-atores e faz a tecnica do leão (ultima aula de voz tá explicado como faz, re-veja lá). Depois disso passa a lingua 10x na gengiva, para cada lado. depois com a lingua faz bolinhas em cada bochecha.
Feito isso, então relaxa o corpitxo e de volta à posição-base-do-ator então entraremos em exercícios de afinação da voz. Primeiro entra no Miêéaóôui, falando como ator. Põe potencia na voz. Uma dika é manter o diafragma para frente, o umbigo para frente, e então dizer Miêéaóôui que a voz já sai um pouco mais potente.
Então volta ao exercício do “dó-ré-mi-fa-sol-la-si-dó” com a expressão Miêéaóôui. O prof aqui tem que ter um conhecimento musical e sonoro pra aula ter alguma eficiencia. o prof tbm usou de um cd proprio para exercicios de afinação de voz. Depois de tanto repetir o Miêéaóôui em escala musical, fomos então para uma música que ele ensinou. A letra é mais ou menos assim: “Tomei um suco de acerola com laranja, com a Larinha aqui do lado, na ladeira do Leblon (2x)”. Bem, quem souber, fikdik.
Bem, tivemos outras variações de musicas com escalas musicais, dois grupos separados (vozes femininas e vozes masculinas), mas não vou descrever aqui, 1) pq é mta função descrever algo que é sonoro e 2) pq o prof que der tal aula TEM que ter noção de canto, musica, voz, etc. e 3) se outros alunos-atores que seguem o blog quiserem fazer estes exercícios de afinação, melhor ir numa aula de canto mesmo. Fazer sozinho nem eu mesmo, lendo, conseguiria! e 4) eu não sou obrigado… ¬¬
Bem, pra terminar, repetimos a ‘respiração-em-grupo’ (7x).
FIM da aula.
=> Prox Post: Quarta, 8h
Obs: ah, a aula de shakespeare, seguinte, foi somente assistir ao filme “sonhos de uma noite de verão” de 1999. Aquele que psotei o link num post anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário