Eis que volto novamente às aulas de teatro (um viva: \o/) E, como não deveria ser diferente, voltamos com esta aula magnífica de Técnica Vocal. (Tá, eu chamo de aula de voz, pq na verdade são mais exercícios para aquecer e preparar a voz do ator, não exatamente uma técnica em si, entretanto… que gregos e troianos sejam agradados: chamo de ambos nomes)
Começa-se a aula com uma massagem, sendo que o grupo inteiro em circulo massageia um aluno-ator que adentra a roda – sendo que só acaba depois que todos do grupo passarem pela massagem a muitas mãos!
Depois, espalhados pela sala de ensaio, um exercício de respiração novo: Em linhas gerais é assim: inpira-e-levanta um braço acima da cabeça (como se fosse pegar uma bolinha imaginária), inspira-novamente-e-levanta o outro braço acima da cabeça também (como se fosse pegar uma bolinha imaginária que está pendida no ar) [enquanto um braço levanta, o outro desce] E repete 2x cada braço, levantando e descendo. Na terceira vez, inspira-e-levanta o braço e permanece com ele levantando enquanto inpira-e-levanta o outro braço. Estando os dois braços esticados acima, então expira-devagar-e-desce-os-braços bem devagar pela sua fronte (fazendo as palmas das mãos passar na frente da sua boca e sentir um frio sopro de expiração). {para fins de facilitamento, chamarei este exercício de "respiração-pega-bolinha” =P}
Depois de fazer umas 3x o exercício de respiração-pega-bolinha, relaxa com inspirando levando as mãos para cima e desce expirando em A, desce os braços e coluna sem dobrar joelhos, até onde coluna aguentar. Faz esse relaxamento umas 2x, 3x e então entra na respiração fracionada (3-5-8-5) [nota mental: não, não vou ficar reensinando exercícios que já existem descritos em aulas anteriores, procurem descobrir nas aulas anteriores como fazer] e depois a variação da respiração fracionada (1-5-10-5).
Então, um outro exercício de respiração novo: inspira e abre o tórax, espandindo as costelas e as costas também, fazendo com que os ombros se alarguem para os lados, mas não tensionados e sim relaxados. Após inspirar, expira soltando o ar em V, F, J, S, Z, X, e por fim o R diafragmático. Contudo, ao expirar, não feche as costelas, deixando-as abertas. Só quando acabar o ar mesmo, dai murcha para a próxima inspiração. Depois de ter feito todas as letras, repete a inspiração com abertura das costelas e costas e ombros, e inspira mais um pouco enchendo a barriga de ar também e solte o ar com um som de R diafragmatico (este som de R é aquele típico R que a língua tremula no céu da boca). [para fins facilitadores, chamarei este exercício de respira-alarga-ombros-e-solta-em-consoantes] [tá, eu sei que os nomes que invento não são tããão didáticos, mas serve para eu me lembrar deles, então ok ;D ]
Então, enfim, caminha pela sala de ensaio. Aquele caminhar já anteriormente explicado, “sobre a bandeija”. Até que ao som das palmas do prof, os alunos-atores ficarão em duplas para o próximo exercício. PALMAS. e então vem: caretas exageradas, A-I-U sem som, fazer um circulo com os musculos do rosto, mandar beijinhos de biquinho, mandar bjos de velho, articular sem voz as palavras BULE, BALÂO, BOLOTA, FEIJÃO, MELÃO, MAMÃO, LIMÃO, e outras que acabei esquecendo. =P
desfaz as duplas e volta a caminhar, estralando a lingua e amassando pão ao mesmo tempo (amassar pão é abrir e fechar as mãos como se amassasse um pão). depois passar a lingua pela gengiva, 10x para cada lado, ainda amassando o pão. Então pára de andar e faz bolinhas com a lingua na parte interna da bochecha. 10 bolinhas em cada lado da bochecha. Depois faz o som de caminhão (o tal “brrrrr”) só com os lábios. E depois põe a lingua pra fora, e torna-se o mal-criado. ;P
Apos feito tudo isso, partimos fazer a técnica da BOCA QUE USA. então, que o exercício vem: faz-se o BQU e abre a boca, soltando a voz em A, bem articulado e em alto volume. Depois refaz o BQU soltando a voz em A e depois em I (mesmo esquema). E por fim, BQU e A-I-U em bom som. Em sala, fazemos este exercício andando de uma parede à outra com o dedo indicando para onde devemos ir e para onde a voz deve se projetar.
Outro exercício foi falar MI-Ê-É-A-Ó-Ô-U-I (se perceber, ao falar a boca abre e fecha. Chega ao ápice da abertura em A e fecha-se em I. ) Para realizar este exercício, projetando a voz, o prof propos que fizessemos de conta que com o braço nós arremessássemos algum objeto para a frente, e ao abrir da mão soltassemos a voz a falar Miêéaóôui acompanhando a trajetória do objeto lançado para frente. Ou como o prof disse: “faz voz de ator” ou seja, projete a voz com potencia para que a pessoa que está sentada lá no fundo do teatro consiga te compreender.
Depois desse exercício teve uma musiquinha que não há modos de reproduzir via escritos. Mas qualquer musica serviria.
E fim da aula =D
[nota mental para quem acompanha periodicamente: neste semestre estarei um pouco mais ocupado com outros afazeres que não são estas aulas de teatro, então pode vir que eu venha a ser mais sucinto nas descrições, nos relatos, e quem sabe mais o que pode vir a ocorrer. =S Claro que não quero deixar o blog morrer (só se eu abandonar o curso) mas não será o caso. Bom, agradeço a compreensão]
=> Prox Post: Quarta ou Quinta 8h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário