Bom, todos que acompanham sabe que na última aula foi a apresentação e fim. Ah, teve depois uma aula de voz (que postarei ainda) e uma aula de avaliação pessoal (feita pela prof para os alunos-atores, que eu não postarei).
Mas bem, tirando estas duas aulas que não farão muita falta para o blog, aqui então o blog tem uma reviravolta – que nem eu mesmo esperava! Todo o processo se reiniciará… Mas deixa eu começar pelo começo:
Faremos então outra montagem – e enfim, desta vez apresentaremos para o público!!! (conferido pela escola e pelo professor!!!) Então eis que nos definem o texto no qual iremos trabalhar: Amor por Anexins de Artur Azevedo. (sim, desta vez será teatro brasileiro. Basta de teatro grego e shakespeare e seus clássicos).
Então definido o texto, recebemos-o por email, alguns já imprimiram e levaram à aula, porém para nossa surpresa (oh!) tudo se re-iniciará não só por ser um texto novo; mas nós mesmos – o grupo de alunos-atores-amigos, ou seja, minha turma – é que vai ser a responsável por tudo. Nós estaremos preparando um texto por nós mesmos, seguindo os principais passos que aprendemos pelas últimas aulas, e o prof só servirá de orientador do processo. Na verdade, ele nos auxiliará a conseguirmos entender o processo de desenvolvimento de um texto até virar um teatro apresentado para o público (que é onde a mágica do teatro acontece).
Por este motivo, desde hoje, fomos nós que ditamos o ritmo da aula, conforme aprendido em aulas anteriores. E assim foi que começamos:
Alongamento individual como sempre fazíamos;
Aquecimento-Concentração foi o andar rápido, rápido, rápido, e o jogo de troca de bambu (até completar 100 trocas, correndo).
Concentração e Aquecimento foi o andar rápido, rapido, STOP e articulações. Exageradas. Explorando os movimentos, os planos alto-médio-baixo, o jeito de andar, já improvisando um envolvimento também. Explorando movimentos com objetos. Até que, por fim, cansamos e estávamos perdidos, pois não havia alguém nos pegando no pé. Era somente nós mesmos.
Então que o orientador-prof veio e deu as suas dicas:
- Desde que o ator pisa na sala de ensaio pra começar a alongar-aquecer-concentrar ele não faz barulho algum. Silencio total para melhor concentração e execução da atividade proposta.
- para que seja um grupo mais democrático, cada vez um aluno-ator-membro-do-grupo ‘puxa’ cada uma das três primeiras etapas por nós definidas: o alongamento; o aquecimento; e algum exercício de concentração-exploração-consciencia corporal.
- Fica a engargo do nosso grupo todo o desenvolvimento das atividades para conseguirmos finalizar o teatro apresentando-o para o público. todos os passos devemos nós – o grupo – entrar em concenso e definir as etapas, os exercícios antes do ensaio, a criação de cena, o figurino, sons cênicos, cenário, etc etc etc… (claro que o orientador-prof e a escola nos dará uma mãozinha para o que não soubermos fazer ainda. Mas tudo partirá de nós!)
Por quê? Por que disso tudo?
Primeiramente porque é o método da escola; depois, eu entendo que é pelo motivo de nos fazer correr atrás, ser pró-ativos, nos fazer ter responsabilidades como atores-diretores próprios. Aprender a ter um método de trabalho.
Então, depois de entendido essa primeira parte (conforme eu entendi e transcrevi aqui no blog) já partimos para as primeiras etapas para se começar um texto (de acordo com o que aprendemos, e que, por sorte, está tudo documentado aqui no blog [então qualquer dúvida, é só consultarmos o meu humilde diário de aula de teatro] ).
A primeira coisa foi definir uma ordem com todos no grupo, para que ocorra a divisão democrática de quem ‘puxará’ as etapas de início de ensaio.
Depois, segundamente, definimos que precisaríamos fazer uma "pesquisa” acerca do texto do Artur Azevedo. Do que se trata, qual o contexto histórico, biografia, principais peças, sobre o teatro brasileiro da época, sobre as montagens já feitas com este texto (youtube e wikipédia ajudam, e claro, google) Também sobre o figurino e imagens cênicas da época, de montagens similares, etc. Tudo que poderá nos ajudar a compreender tanto o texto, quanto ao autor, para que nos ajude então a interpretarmos ao texto.// Definimos então o que cada membro do grupo iria pesquisar para trazer no próximo ensaio já.
Também, como já havia textos impressos em aula, aproveitamos e fizemos uma leitura grupal do texto – para que assim, todo já entendessem do que se tratava o texto, quantas personagens e já tivessem algumas idéias quanto à como poderiamos encenar. Desde já – Ah, uma dica do prof-orientador que lembrei: ter um diário para anotar toda essa evolução dos ensaios e para que nós mesmos nos déssemos conta disso e como conseguiríamos isso. Um diário para anotar TUDO.
Depois de lido o texto, então sobrou um tempo no qual decidimos já improvisar alguma coisinha: usamos 2 exercícios que fizemos lá no início do curso: a paisagem sonora e então um jogo teatral com improviso. O jogo teatral improvisado, não há como explicar como foi, porém foi feito já em vistas sobre o texto, para ajudarmos a ter alguma noção de como devemos ou nos portar, ou ter alguma idéiazinha sobre a temática do texto. Foi bem básica, apenas para já termos uma breve introdução corporal sobre o que devemos fazer.
Claro que virão mais e mais ensaios, exercícios focalizados, e criações, desenvolvimento e demais. Mas começamos assim. E por isto, posso se dizer que para mim foi um re-começo de tudo o que eu já tinha visto. Como se até então tinhamos andando de bicicleta com rodinhas e esta aula foi a primeira vez que estamos andando sem as rodinhas. Porém, claro, tem um adulto do lado para nos segurar caso a gente venha a cair nestas primeiras pedaladas.
=> notas mentais: Como nossas aulas agora não seguirão um padrão tão definido e fragmentado, não avisarei mais sobre novas postagens – contanto continuarei SIM a postar minhas novas aventuras. E, deste post em diante, não separarei os posts por tags, mas apenas uma só tag. E, acho que farei um novo blog para então escrever o meu diário de processo – ausentando assim este blog de ter seu principal foco transformado. Ah, qualquer coisa, avisarei-os aqui. ^^ obrigado a vocês leitores.
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