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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aula de Voz

Outra vez a aula mais light (minha opinion) Embora seja a mais importante também. Tudo começa em equilibrar-se e respirar estando na posição-base-do-ator. perceber com olhos fechados os sons, a se concentrar, em respirar. Depois disso, para aquecer, a técnica rapidex: beliscos por todo o corpo (até no rosto) e depois tapas. Assim o corpoja fica em alerta.

Em duplas, ambos se massageiam as costas, clavicula, coluna. Depois de cada um fazer no parceiro, parte à caminhada pelo ambiente do ensaio e parando distribuídos pela sala, fazemos a respiração fragmantada de 3 tempos para inspirar e 8 para soltar; e depois seguimos para sua variação de 1 tempo para inspirar e 10 para soltar. (se n o conhece esta tecnica ou qualquer outra – pois hoje estou sendo objetivo – só ler posts de aula de voz anterior e entendê-los).

após, seguimos com as caretas exageradas (só que com uma pqna variação. Ao fazê-las, usamos o som do exercício da BOCA-QUE-USA e fizemos como que mastigassemos o som da voz). E assim fizemos as caretas com boca fechada, até que abrimos a boca e o som da voz ia para dentro da cabeça (uma das finalidades do exercício da BOCA-QUE-USA [ler algum dos posts de aula de voz anterior no qual eu explico melhor isso] ) Depois então, soltamos a voz para fora da boca, enquanto ainda fazemos as caretas.

então passa a lingua 10x pelas gengivas, depois faz as bolinhas na bochecha, engole saliva, estrala a lingua e bora exercitar o diafragma:

O exercício para exercitá-lo é repetir os sons das letras, dando soquinhos com os sons pelo diafragma. Sendo o ritmo do som parecido com “Tsh-Tsh-Tssshhhh” (dois soquinhos e um soquinho contínuo). E entao volta a repetí-los. “Tsh-Tsh-Tssshhhh-Tsh-Tsh-Tssshhhh-Tsh-Tsh-Tsssshhhh” e assim vai. As letras no qual o som diafragmatico será feito este exercício são: S, Z, F, V, J, X, e por fim R. Sendo que o R se faz como aquele som da lingua se debatendo abaixo do céu da boca. O R de portuguêses. Depois de faze-lo, outro exercício é inspirar e soltar todo o ar fazendo o som do R diafragmatico até o som-e-ar acabar.

Feito isso, então, forma-se uma roda e repete o trava língua do mameluco, com variações: todos falando; só as meninas; só os meninos; em duplas; em trios; etc. 

Depois vem então o exercício de voz da aula: divididos em grupos suficientes para se fazer um coro com não poucas pessoas, os grupos-coro devem fazer um resumo da história do texto da Medéia (o texto que estamos estudando) com as caracteristicas de um coro: unicidade, vozes conjuntas, e aí vai.. (n lembro outras caracteristicas, rs). O sentido desse exercício é criar uma coreografia vocal para o coro, utilizando do conhecimento e criatividade para tal feito. A coreografia não é tãããão importante, contudo, claro, conta pontos a favor, né?

depois de um tempo para ensaio, as apresentações e fim da aula.

=> Prox Post: Sexta, 8h (pq quinta é feriado, e n terei aula de teatro e n irei atualizar tão frequente esta semana =P )

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