Alô genteee... Ebaa, tive a primeira aula hoje de expressão corporal. Bem, dando os créditos ao autor das técnicas – chamado Klaus Vianna – as técnicas foram passadas para nós por alunos que o estudam com a professora (veteranos meus). [Maiores informações poderei passar ao decorrer do ano e dos estudos]. Repassarei a descrição destes exercícios hoje realizados:
Primeiramente fizemos um alongamento básico e simples, individualmente.
Depois, o primeiro exercício foi de atenção. Básico. Todos em um grande círculo: então uma pessoa sai de seu lugar no circulo, e focando PELO OLHAR à outra pessoa que está no circulo ainda, caminha diretamente à ela e diz seu nome (o seu próprio nome, não o da pessoa escolhida!) e então ocupa o lugar desta pessoa escolhida, enquanto esta outra sai de seu lugar (que estava em repouso) e se dirige à outra pessoa (focando PELO OLHAR), diz seu nome, e assim por diante. É mais ou menos a seqüência de “em repouso” e “recebendo uma ação”.
As variações desse exercício foram: 1) aumentando o grau do caminhar para o correr; 2) aumentar o numero de pessoas que sai do circulo e vai até outra pessoa (ou seja, ao invés de uma pessoa, umas 6 pessoas ao mesmo tempo); 3) as pessoas do circulo, ao invés de estarem paradas (e esperando alguém chegar até elas e elas então saírem para outro lugar) o circulo estaria em movimento, andando como festa junina (pra a direita... para a esquerda... correndo... etc...) até que fim. Próximo exercício!
O próximo exercício foi um caminhar pelo ambiente ao ritmo do batuque. Mas não só isso, a pessoa que conduz esse exercício vai fazer algumas paradas – STOP’s – no decorrer da caminhada. Nestas paradas, pede-se para observar o ambiente, onde o aluno-ator está parado, quem está próximo dele e quem está longe, se conscientizar!! Então continua o caminhar, seguindo o ritmo do batuque, até uma segunda parada – e a pessoa que conduz reobserva os mesmos pontos da parada anterior. E segue até fazer umas quatro paradas pelo ambiente. (o caminhar do começo pode vir a se tornar um correr) Depois disso, a idéia é recontinuar a caminhada-corrida, porém ao parar, a pessoa que conduz o exercício pede para que retorne ao mesmo lugar da primeira parada. E depois da segunda parada. E assim por diante. Talvez aleatoriamente a ordem das paradas. Pra desenvolver a memória espacial do aluno-ator. E a consciência espacial também.
Terminado o exercício, seguiu-se a outro exercício, o qual descreverei numa prox postagem ainda esta semana.
Até mais, abraços, merda!
=> Prox Post: 28-fev (Segunda) 8h
Nenhum comentário:
Postar um comentário