sexta-feira, 16 de julho de 2010
Respondendo Comentários
Mas, férias, descanso, tempo de engorda... é assim mesmo.
Voltei, aliás, para responder uma dúvida da leitora Marjorie:
POSIÇÃO BASE DO ATOR: (explicado no post de primeira aula e primeira aula de voz): pés descalços no chão, com peso bem distribuidos, numa abertura da largura do quadril, nem mto aberto nem mto fechado. Os joelhos dobrados levemente, para não ficar estendidos. O quadril meio que jogados para a frente, tipo num "encaixe do quadril" deixando a postura das costas eretas. Cabeça reta para a frente, rosto olhando para o horizonte (não é pro chão, nem pra cima) com o queixo paralelo ao chão. Ombros relaxados e braços ao lado do corpo, "como se estivessem com uma toalha enrolada neles" =P // Esta é a posição base do ator, que tem que ficar enquanto relaxado.
Outra explicação para a MESMA POSIÇÃO: pés abertos na largura do quadril, dedões para frente, o joelho levemente dobrado, o quadril encaixado (levemente para frente, como se estivesse sentado em pé) uma pqna pressão uns três dedos abaixo do umbigo, os ombros não tensionados, os braços soltos ao lado do corpo, a cabeça ereta para frente, olhar para o horizonte e postura como se um fio puxasse todo o esqueleto para cima.
Já o exercício do BOCA QUE USA, também está explicado no post de primeira aula e primeira aula de voz: Faz-se com a lingua relaxada dentro da boca, repousando na raiz dos dentes. Imagine um ovo dentro da boca e fecha a boca. Inspira, mas inspira imaginando que o ar entra na cabeça e saí por cima da cabeça, na parte superior do cranio. E esta parte superior do cranio deve vibrar enquanto você faz o som. Se vibrar, é pq vc conseguiu! (obaaa) Tbm vibra a parte frontal do rosto.
Outra explicação para o MESMO EXERC. de BQU: a lingua fica descansando na raiz dos dentes debaixo, o céu da boca faz um arco (como se estivesse com um ovo dentro da boca) e solta o som como se ele saísse por cima da cabeça, fazendo-a vibrar e os ossos faciais tremerem. (nao é tão difícil) Ah, e sim, não esquecer jamais de usar sempre o diafragma para liberar o ar para o som.
Bom, espero ter respondido sua questão. Qualquer coisa, peço que leia as aulas de tecnica vocal, que em quase todas elas estes dois exercícios sempre estão sendo re-descritos e sempre tem alguma dika nova, que nunca sei em qual post escrevi tal dika.
Bom, até agosto, quando volta as aulas e os posts! enquanto isso, continuem a relembrar as práticas... até eu to relendo =P
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Avaliação e Comentários
Enfim, última aula. Nenhum ensaio, nada de exercícios, nem alongamentos, nem nada. só conversas.
Os principais tópicos dialogados foram: o que achamos do processo de ensaio e, de então, apresentar para uma pquena plateia (que estão te avaliando). Também foi nos quesitonados sobre quais foram nossas dificuldades e facilidades na apresentação… O que sentimos, achamos, como nós próprios nos avaliamos?
Então foi nos passado um feedback (um retorno da avaliação feita) para que soubéssemos quais foram as críticas feitas às nossas cenas e quais aspectos devemos melhorar para o próximo semestre de curso. Foi-nos atentado que esta avaliação foi mais para avaliar os próprios professores que a nós, alunos-atores. Pois é verificado o quanto o aluno aprendeu de tal professor, de tal aula.
As principais dificuldades da minha turma, foi a dicção e articulação enquanto nas falas. Também a questão de falta de exagero na interpretação (conforme a proposta do curso).
Bom, de resto, foi um retorno (feedback) bem interessante e nos fez entender e crescer na observação e maturidade teatral.
Agora só falta mesmo é, esperar as férias passarem, e então voltar-mos para estudar Shakespeare… ops, falei. (hihihi)
Então… eis um momento de férias para o blog tbm ^^
O prox post voltará com as aulas, em agosto provavelmente.
Enquanto isso, vão revendo e lendo com cuidado cada aula. revisando. Ah, e não deixem de se alongar.
até mais… XoXo .. O garoto-do-blog.